sábado, 17 de março de 2007

Licenciatura (5 anos) em Engenharia Biológica

Historial
Em 1971 foi criada, no Instituto Superior Técnico, a primeira cadeira de Engenharia Bioquímica no País que proporcionou aos alunos de Engenharia Química úteis conhecimentos de Biotecnologia. Mais tarde, em 1982, surgiu o ramo de Biotecnologia no curso de Engenharia Química, onde os assuntos de cariz biológica eram já alvo de doze disciplinas independentes que proporcionavam aos alunos um elevado grau de especialização. O aparecimento da licenciatura em Engenharia Biológica, no ano de 1997/98, resultou, assim, de uma evolução natural e desejável.
O desenvolvimento do ensino da Engenharia Biológica, no Departamento de Engenharia Química, foi acompanhado de um forte esforço de formação da componente humana que, nas áreas das ciências e tecnologias biológicas, congrega hoje, no Centro de Engenharia Biológica e Química (CEBQ) do IST, 25 professores doutorados. Ao longo dos anos, estes docentes têm fortalecido a componente de investigação que atingiu nível internacional, sem descurar a ligação ao tecido empresarial português. Asseguram ainda um Curso de Mestrado e uma área de Doutoramento em Biotecnologia.
Objectivos
A Licenciatura em Engenharia Biológica tem por objectivo formar engenheiros para desenvolver actividade profissional no acompanhamento, desenvolvimento e investigação de processos e produtos biológicos e também no projecto de indústrias biológicas. As suas áreas de intervenção específica situam-se em domínios multidisciplinares das Ciências e Tecnologias Biológicas e Químicas, nas Indústrias de Fermentação, Farmacêutica e Agro-alimentar, na Indústria Química e nas áreas Biomédica e Ambiental.
Saídas Profissionais

As saídas profissionais para os Licenciados em Engenharia Biológica são muito diversificadas, na Indústria, em Gabinetes de Projecto e Consultoria, em Empresas Comerciais, em Organismos Estatais, em Instituições de Ensino e de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Estes Licenciados estão habilitados para desenvolver actividades em áreas multidisciplinares das Ciências e Tecnologias Biológicas e Químicas. Assim, encontram saídas profissionais nas Indústrias de Fermentação, Farmacêutica e Agro-Alimentar, na Indústria Química e em domínios de intervenção da Bioengenharia e da Microbiologia nas áreas Biomédica e Ambiental. Estas saídas profissionais estendem-se das muito numerosas actividades ligadas às biotecnologias mais tradicionais até às que derivam das novas biotecnologias de base molecular.

informaçoes tiradas do site do ist
https://fenix.ist.utl.pt/lebl-pB?locale=pt

3 comentários:

Marta Santos disse...

comoveste-me...., foi exactamente pela altura em k estas, ou seja faz agora 2 anos, k eu descobri a informaçao k acabaste de postar no teu blog, e assim é, 2 anos depois sou caloira no mestrado integrado em Engenharia Biologica no IST, como bem sabes...

seja qual for o resultado k esta informaçao tenha sobre o teu futuro espero k ele seja radiante como engenheira biotecnologa (há ainda algumas duvidas quanto à nossa desiganaçao mas acho k é esta)ou como outra coisa qualquer.. mas bem sabes k espero um dia gritar contigo bem fundo e sentido "BIOLOGICA"

tas ca dentro, bem sabes

Daniela disse...

oh, que querida!
bem grande coincidencia, espero que seja bom sinal, sinal de que daqui 2anos possa estar ai contigo! (a gritar "BIOLOGICA"!! lol)
se nao for como engenheira biotecnologa, ha-de ser com algo parecido! so espero é nao me vir a arrepender de nada! (ai ai..santarem..artes..:S)..

bem bgd pelo comment, bjo gd!!

PS: tb tas ca dentro!! :D []

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта blogdajetx.blogspot.com